Plano de Aula: Máscaras trágicas e cômicas

mascaras

FAIXA ETÁRIA: Ensino Fundamental II/Médio
TEMA: Tragédia e comédia, História do Teatro, papel machè.

1. CONTEÚDO

  • Tragédia e comédia;
  • História do Teatro;
  • Papel machè.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivos Gerais

  • Entender a história do teatro e o que são a tragédia e a comédia;

  • Entender como a tragédia e a comédia podem ser encontradas no cotidiano;

  • Conhecer diferentes tipos de máscaras;

  • Desenvolver suas próprias máscaras a partir da base teórica oferecida.

2.2. Objetivos Específicos

  • Discutir tragédia e comédia;

  • Relacionar a tragédia e a comédia a exemplos cotidianos;

  • Escolher um estilo de máscara que influencie a modelagem;

  • Desenhar um projeto para uma máscara ambivalente, metade trágica e metade cômica;

  • Produzir uma máscara em papel mache seguindo o projeto.

3. PROCEDIMENTO DE ENSINO

 3.1. Incentivação

  • Leitura de texto curto sobre a História do Teatro.

  • Observação de máscaras de diferentes tipos (teatro grego, carnaval veneziano, máscara africana, máscara de kabuki).

  • Discussão a respeito do que é trágico ou cômico, do que faz rir ou não.

 3.2. Desenvolvimento

  • Desenho de projetos para máscaras ambivalentes, metade trágicas, metade cômicas, utilizando lápis de cor e caneta hidrocor.

  • Produção das mesmas máscaras em papel machè previamente preparado.

 3.3. Conclusão

  • Breve discussão a respeito da produção de máscaras.

 4. RECURSOS

  • Papel sulfite A4;

  • Lápis de cor;

  • Caneta hidrocor;

  • Porções individuais de papel machè preparadas previamente;

  • Imagens de fotografias de máscaras selecionadas previamente;

  • Sacos plásticos abertos para apoio do papel machè;

  • Material de apoio sobre proporção do rosto e estilização;

  • Texto “A História do Teatro”.

 5. AVALIAÇÃO

Serão observados no aluno os seguintes itens:

  • Compreensão do que é tragédia e o que é comédia;

  • Aplicação desses conceitos em desenhos;

  • Produção de máscaras que correspondam a esses desenhos;

  • Aprimoramento das habilidades de modelagem;

  • Formação e hábitos e atitudes, tais como: guardar o material ao fim da aula, aguardar sua vez para falar, etc.

 6. OBSERVAÇÕES

Esta é uma aula de duas: na segunda aula espera-se que os alunos completem e pintem as máscaras usando tinta guache, acrílica ou pva. É possível alongar ainda mais a proposta incluindo o passo de produzir o papel machè em sala de aula, com os alunos (ao invés de já trazê-lo pronto) e incluir a etapa de “queimar” as peças, cobrindo-as com base branca antes de pintá-las (para cores mais brilhantes e bonitas).

Neste plano de aula menciono o uso de sacos plásticos abertos como suporte para as máscaras, mas é possível usar apoios mais duradouros – já realizei este trabalho usando telhas de barro vermelho como suporte, as quais depois furei e passei uma corda para facilitar pendurá-las na parede. Foi pedido aos alunos inclusive que trabalhassem nas telhas também, não apenas nas máscaras, o que deu um bom resultado final.

Também é possível realizar esta proposta (máscaras trágicas e cômicas) usando atadura gessada ou papietàge no lugar de papel machè.

Receita de papel machè aqui.

One thought on “Plano de Aula: Máscaras trágicas e cômicas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s