FAIXA ETÁRIA: Ensino Fundamental II/Médio
TEMA: Tragédia e comédia, História do Teatro, papel machè.
1. CONTEÚDO
- Tragédia e comédia;
- História do Teatro;
- Papel machè.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivos Gerais
-
Entender a história do teatro e o que são a tragédia e a comédia;
-
Entender como a tragédia e a comédia podem ser encontradas no cotidiano;
-
Conhecer diferentes tipos de máscaras;
-
Desenvolver suas próprias máscaras a partir da base teórica oferecida.
2.2. Objetivos Específicos
-
Discutir tragédia e comédia;
-
Relacionar a tragédia e a comédia a exemplos cotidianos;
-
Escolher um estilo de máscara que influencie a modelagem;
-
Desenhar um projeto para uma máscara ambivalente, metade trágica e metade cômica;
-
Produzir uma máscara em papel mache seguindo o projeto.
3. PROCEDIMENTO DE ENSINO
3.1. Incentivação
-
Leitura de texto curto sobre a História do Teatro.
-
Observação de máscaras de diferentes tipos (teatro grego, carnaval veneziano, máscara africana, máscara de kabuki).
-
Discussão a respeito do que é trágico ou cômico, do que faz rir ou não.
3.2. Desenvolvimento
-
Desenho de projetos para máscaras ambivalentes, metade trágicas, metade cômicas, utilizando lápis de cor e caneta hidrocor.
-
Produção das mesmas máscaras em papel machè previamente preparado.
3.3. Conclusão
-
Breve discussão a respeito da produção de máscaras.
4. RECURSOS
-
Papel sulfite A4;
-
Lápis de cor;
-
Caneta hidrocor;
-
Porções individuais de papel machè preparadas previamente;
-
Imagens de fotografias de máscaras selecionadas previamente;
-
Sacos plásticos abertos para apoio do papel machè;
-
Material de apoio sobre proporção do rosto e estilização;
-
Texto “A História do Teatro”.
5. AVALIAÇÃO
Serão observados no aluno os seguintes itens:
-
Compreensão do que é tragédia e o que é comédia;
-
Aplicação desses conceitos em desenhos;
-
Produção de máscaras que correspondam a esses desenhos;
-
Aprimoramento das habilidades de modelagem;
-
Formação e hábitos e atitudes, tais como: guardar o material ao fim da aula, aguardar sua vez para falar, etc.
6. OBSERVAÇÕES
Esta é uma aula de duas: na segunda aula espera-se que os alunos completem e pintem as máscaras usando tinta guache, acrílica ou pva. É possível alongar ainda mais a proposta incluindo o passo de produzir o papel machè em sala de aula, com os alunos (ao invés de já trazê-lo pronto) e incluir a etapa de “queimar” as peças, cobrindo-as com base branca antes de pintá-las (para cores mais brilhantes e bonitas).
Neste plano de aula menciono o uso de sacos plásticos abertos como suporte para as máscaras, mas é possível usar apoios mais duradouros – já realizei este trabalho usando telhas de barro vermelho como suporte, as quais depois furei e passei uma corda para facilitar pendurá-las na parede. Foi pedido aos alunos inclusive que trabalhassem nas telhas também, não apenas nas máscaras, o que deu um bom resultado final.
Também é possível realizar esta proposta (máscaras trágicas e cômicas) usando atadura gessada ou papietàge no lugar de papel machè.
Receita de papel machè aqui.
1 thought on “Plano de Aula: Máscaras trágicas e cômicas”