As Vanguardas Europeias I – Impressionismo

A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que, no campo das artes ou das ideias, está à frente de seu tempo.

Este é o primeiro post de uma série a respeito das vanguardas europeias.

1. Impressionismo

Pierre-Auguste Renoir, Baile no Moulin de la Galette (Bal du moulin de la Galette), Musée d'Orsay, 1876
Pierre-Auguste Renoir, Baile no Moulin de la Galette (Bal du moulin de la Galette), Musée d’Orsay, 1876

Onde? Paris, França
Quando? 1874
Quem? Claude Monet, Edgar Degas, Édouard Manet, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley, Paul Cézanne e Camille Pissarro

Prima Ballerina ou A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay.
Prima Ballerina ou A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay.

Características: pinceladas aparentes, cores puras ou pouco misturadas, sombras coloridas (evitando o uso da tinta preta), temas cotidianos, paisagens (privilegiando a luz e a atmosfera do ambiente, não o contorno ou a perfeição naturalista), pintura ao ar livre, efeitos visuais e essência dos objetos, ao invés de detalhes.

História
Édouard Manet, O Almoço sobre a Relva (Le déjeuner sur l'herbe), 1863
Édouard Manet, O Almoço sobre a Relva (Le déjeuner sur l’herbe), 1863

Rebeldes em sua época, impressionistas violaram as regras da arte acadêmica, que era dominada por determinações rígidas de como uma pintura deveria ser. A Académie e seu júri decidiam quais obras eram boas e quais não eram, e apenas as que passavam em seu julgamento eram expostas no salão da academia. Em meados do século XIX um grupo de jovens pintores reunia-se no Café Guerbois, onde as discussões muitas vezes eram comandadas por Manet, que era admirado entre eles.

Em 1863 a academia recusou o quadro de Manet, O Almoço na Grama, porque nele estavam representados uma mulher nua e dois homens vestidos, o que chamaram de “nu realístico em um ambiente contemporâneo”. Chocados com a recusa deste e de muitas outras pinturas pelo júri da Académie, esse grupo de artistas abriu ainda em 1963 a exposição do Salão dos Recusados, onde puderam mostrar seus trabalhos independentemente. Este salão atraiu grande atenção do público, que a princípio ia para rir das obras expostas, mas que com o tempo começou a identificar ali uma nova tendência para a arte.

Em 1872 Monet, Pissarro, Renoir e Sisley criaram a Sociedade Anônima Cooperativa dos Artistas Pintores, Escultores, Gravuristas. A primeira exposição da sociedade foi em 1874, contando com obras de 30 artistas, incluindo Cézanne e Degas. A crítica foi dura com essa exposição, e o humorista crítico Louis Leroy fez uma resenha ácida às obras, e usando o nome de uma das obras de Monet (Impressão, Nascer do Sol) foi o primeiro a apelidá-los de Impressionistas. Ele disse que as obras de Monet eram se muito um esboço e jamais poderiam ser consideradas uma obra acabada.

Claude Monet, Impression, soleil levant (Impressão, Nascer do Sol), 1872, óleo sobre tela, Musée Marmottan Monet, Paris
Claude Monet, Impression, soleil levant (Impressão, Nascer do Sol), 1872, óleo sobre tela, Musée Marmottan Monet, Paris

O público recebeu muito bem o nome Impressionismo, e os próprios artistas o adotaram, embora fossem um grupo bem heterogêneo em estilo e temperamento, unidos apenas por seu espírito rebelde e seu desejo de romper com o academicismo da época. Manet, apesar de ser considerado o líder dos impressionistas, jamais expôs junto com o grupo, e continuou enviando suas obras para o salão da Académie.

Com o tempo, o Impressionismo influenciaria o surgimento de outros movimentos de vanguarda, e eventualmente seria aceito pela academia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s