Cozinha da Pintura: Pigmentos e Corantes naturais

pigmentosA diferença fundamental entre pigmentos e corantes é que pigmentos não são solúveis, e corantes são. Os pigmentos, normalmente secos, em pó, também dão cobertura, opacidade e cor. Já os corantes, normalment líquidos, dão apenas o tingimento – mantendo transparência e deixando ver o objeto que está embaixo.

O pigmento é considerado a parte mais importante da tinta (sendo as outras o aglutinante e o solvente), pois é a parte da tinta que lhe confere cor, já que atua refletindo e absorvendo seletivamente determinados comprimentos de onda de luz. 

Desde a Antiguidade os povos produziam suas próprias tintas, usando o material disponível na natureza. Em algum momento descobriram que misturando gordura animal a qualquer material colorido, obtinham uma substância de boa fixação e durabilidade. Em toda a história da humanidade foram usadas como pigmentos terras de cores diferentes, carvão, determinadas pedras coloridas esmigalhadas, flores e legumes, etc.

Há pinturas rupestres feitas usando ocres, marrons e laranjas resultantes de terras diferentes e preto de carvão (madeira carbonizada), e relatos detalhados dos grandes ateliês da Renascença, contendo fórmulas e instruções da preparação de suas próprias tintas. Com a industrialização, os pigmentos começaram a ser mais frequentemente sintéticos, e os pintores pararam de fabricar suas próprias tintas, comprando-as nas lojas.

Corantes, que podem ser usados no tingimento de tecidos e papéis, são obtidos principalmente de vegetais, como urucum, casca de beterraba, de cenoura, de laranja, de limão, espinafre, café, erva-mate, etc. Normalmente ferve-se o material com água ou óleo, de modo que o líquido fique colorido. Normalmente esse líquido, após coado, pode ser aplicado diretamente no papel ou tecido.

Viver com os alunos experiência de fabricar suas próprias tintas em sala de aula é sempre muito interessante, principalmente com o uso de pigmentos e corantes obtidos por eles próprios na natureza.

Receitas

1. Corantes

Ingredientes-base:

  • Café (marrom-escuro)
  • Erva-mate (marrom-claro)
  • Espinafre (verde)
  • Urucum (vermelho)
  • Nozes (marrom)
  • Casca de abacaxi (amarelo), laranja (laranja), limão (verde), uva preta (azul)
  • Casca de beterraba (rosa), cenoura (laranja)

Outros ingredientes:
1 panela com tampa
1 colher de pau
1 litro de água
1 coador
vários potes vazios com tampa para colocar os corantes
Preparo:
Coloque na panela o ingrediente-base em pó ou picado em pedaços pequenos e acrescente 1 litro de água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto até que a água ferva e depois abaixe o fogo e mexa constantemente até a cor da água ficar bem forte. Coe e coloque os corantes em potes separados por cor.

2.  Têmperas vinílicas com pigmentos naturais

Ingredientes-base:

  • Terra de várias tonalidades (ocres, marrons, beges e terracotas)
  • Açafrão (laranja-forte)
  • Curry (amarelo)
  • Café (marrom-escuro)

Outros ingredientes:
Cola
Água
Jornal
Peneira
Potes com tampa para cada cor de pigmento usado.

Preparo:
Caso esteja usando terra, espalhe em média 10 colheres (da mesma tonalidade) em um jornal e esfarele-as com as mãos para que fique bem seca e sem caroços, peneirando-as depois para se livrar de pedras e galhos até obter um pó mais fino e “puro” (caso esteja usando café, açafrão ou curry, esta etapa pode ser pulada). Ao final cada pigmento (pó) deve estar em seu pote separado por cor para facilitar a fabricação da têmpera vinílica.

A Têmpera vinílica:
Coloque um pouco do pigmento em um pote e adicione água aos poucos, mexendo até obter uma consistência cremosa (nem aguada, nem dura demais a ponto do pincel não conseguir mexer a mistura). A seguir, adicione cola branca (mais ou menos metade da quantidade de pigmento + água já presente no pote) e misture bem até ficar uniforme.

Depois é só pintar (:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s