O Simbolismo das Cores na Arteterapia

Tanto quanto as imagens e as palavras, a cor pode desempenhar um papel importante na expressão de um significado. Artistas plásticos, assim como a publicidade, sempre usaram o recurso da cor para transmitir determinada mensagem ou elicitar certas sensações e sentimentos no observador/consumidor. É perceptível que produtos de limpeza privilegiam o uso do azul e do verde, enquanto alimentos – em particular cadeias de fast food – dão preferência ao vermelho. Da mesma forma, pintores em toda a história da arte usaram da cor como artifício para ambientar uma obra – é patente a diferença de sensação experimentada quando mudamos as cores em uma obra de arte (exemplo: As Oliveiras, de Van Gogh, abaixo).

Note como a sensação associada à imagem muda quando mudam-se as cores.
Note como a sensação associada à imagem muda quando mudam-se as cores.

Conhecer o significado expresso pelas cores e seus símbolos é importante para o artista, mas também para o professor de artes (que poderá passar esse conhecimento aos seus alunos como parte da educação visual destes), mas nas mãos do arte terapeuta torna-se uma ferramenta inestimável. Conhecendo os símbolos e significados possíveis o terapeuta torna-se capaz de “ler” de forma mais eficiente a pintura ou colorização executada, depreendendo dela fatos, sentimentos e mensagens que o cliente expressou ali. Às vezes o cliente escolhe conscientemente uma cor para usar porque dá a ela um significado específico, mas em outras ocasiões a cor pode ser escolhida de forma inconsciente, mas ainda desempenha um papel. Se o cliente não sabe porque escolheu uma cor, o terapeuta pode perguntar se a cor faz com que ele pense em algo em particular, ou que sensações e sentimentos a cor provoca nele.

goethe_colorwheel
Roda Cromática, por Goethe, 1809

Apesar do terapeuta poder considerar significados comuns – azul para tristeza, vermelho para raiva, preto para depressão ou luto – podem haver outros fatores envolvidos para um indivíduo. Cada um traz sua própria cultura e experiências pessoais para cada obra de arte que faça, então é importante conversar com o cliente e entender suas motivações para escolher determinadas cores. Algumas coisas que deve-se ter em mente ao olhar para o simbolismo das cores são os significados comuns ou arquetípicos, além dos significados culturais e das experiências particulares.

Significados arquetípicos: algumas cores possuem significados mais universais pois estão presentes nas coisas que todas as pessoas veem. Por exemplo, azul é em geral uma cor calmante pois nos lembra da imensidão do céu e da água. Verde simboliza fertilidade e crescimento para pessoas da maioria das culturas pois reflete a natureza e as plantas que crescem. Roxo é considerado a cor da realeza e espiritualidade, em parte por ser tão rara na natureza.

2353_infographic_w969
Infográfico contendo significados das cores em várias culturas

Significados culturais: cores também assumem significados diversos baseados em cultura. Nos Estados Unidos, verde costuma simbolizar prosperidade e dinheiro, pois o dólar é verde, mas em outras culturas amarelo, dourado ou vermelho podem ser as cores da riqueza. Pessoas também associam cores a celebrações, como vermelho e verde para o natal ou branco e prateado para o Ano Novo aqui no Brasil, enquanto que na China o Ano Novo é vermelho e dourado. Para mais informações sobre significados das cores em diferentes culturas, dê uma olhada neste infográfico (em inglês).

Significados pessoais: cada pessoa possui suas experiências pessoais e memórias associadas com cores. Cores podem representar coisas que gostamos – a cor de um time de futebol ou de uma escola de samba. Cores podem nos lembrar de lugares ou situações – a parede de um quarto onde dormíamos quando crianças, ou a decoração de uma festa de 15 anos. Também existem cores associadas a preferências pessoais – por exemplo, se a cor favorita de alguém é azul, escolher um papel azul como cor principal em uma pintura não significa que essa pessoa está triste.

Ao observar as escolhas cromáticas na arteterapia, é importante levar todos esses fatores em consideração. O terapeuta pode formular hipóteses quanto a significados, mas é sempre imprescindível que haja diálogo com o cliente sobre as cores para depreender real significado.

Para mais significados de cores, dê uma olhada nessenesse e nesse links. (:

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s